A importância da nutrição para o atleta

Posted: sábado, 17 de abril de 2010 by Unknown in
1

por Bruna Spaniol
A nutrição é fundamental para a vida do atleta. A má alimentação pode comprometer o rendimento e o desempenho do profissional. O esportista deve se alimentar corretamente para garantir resultados positivos e até mesmo evitar problemas como lesões e gripes. A nutricionista especializada em nutrição esportiva Cristiane Moraes respondeu algumas questões sobre o assunto.



Qual a importância da nutrição para o rendimento do atleta?
O corpo do atleta é uma máquina que precisa gerar energia adequada para a realização dos treinos e competições. Sendo assim é indispensável que o combustível, no caso a alimentação, seja adequado. Se utilizarmos alimentos inadequados ou de maneira errônea o rendimento cai e o desempenho do atleta fica comprometido. Desta maneira é essencial o atleta nutrir seu corpo correta e estrategicamente para obter bons resultados e até mesmo evitar lesões, gripes entre outros problemas que a má alimentação pode acarretar.

Quais os alimentos que devem ser evitados pelos esportistas?
De maneira geral além de se preocupar com o rendimento o atleta também deve se preocupar com a saúde. Não é só porque um atleta tem um alto gasto calórico diariamente que ele pode consumir frituras, gorduras saturadas e doces em excesso. Não existem proibições, mas bom senso e disciplina principalmente em certas fases de treinamento, por exemplo, em fases de competições, alimentos pesados como carne vermelha devem ser evitados no dia da prova.

Como é feita a dieta para o atleta? depende do esporte? da idade?
A Alimentação do atleta é feita de acordo com o peso, idade, gênero, percentual de massa muscular e de massa gorda, modalidade, objetivos da temporada e o calendário da temporada. A Alimentação varia entre as fases de preparação, de recuperação, de competição ou qualquer imprevisto como, por exemplo, lesões, cirurgias, etc.


Continuação da matéria

Na segunda parte da entrevista a nutricionista esportiva Cristiane Moraes dá dicas de nutrição para as pessoas em geral. Na semana passada ela comentou sobre importância da nutrição esportiva para o rendimento do atleta. Vale lembrar, para atletas e não-atletas, que algumas dicas são comuns para uma vida saudável como: evitar frituras e gorduras em excesso e comer verduras e legumes todos os dias.

O que comer antes de fazer esporte? pode fazer com a "barriga vazia"?
É um péssimo negócio fazer atividade física em jejum, o corpo produz energia de uma forma que não é saudável comprometendo o rendimento, os objetivos e atrapalhando no processo de queima de gordura além de riscos de hipoglicemia reativa acarretando desmaios. Vale lembrar que a alimentação é algo que deve ser prescrito de maneira individualizada e de acordo com cada tipo de atividade física, mas a regra geral seria consumir um carboidrato de rápida absorção como, por exemplo, um suco de laranja além de 1 carboidrato complexo como 1 fatia de pão integral combinado com 1 proteína leve como 1 fatia de queijo branco.

Algumas dicas para uma dieta saudável?
Alimentar-se de maneira saudável significa ter variedade, disciplina e vontade. Comer frutas, verduras e legumes todos os dias, consumir peixes, evitar carnes gordas, utilizar alimentos integrais como farinhas e pães integrais, controlar o açúcar, tomar de 8 a 10 copos de água por dia, evitar ao máximo, alimentos gordurosos como frituras, queijos amarelos, gordura visual das carnes, salgados empanados e salgadinhos industrializados. Além disto, não ficar mais de 3h sem se alimentar e praticar atividade física regularmente orientada por um especialista.


Cristiane Moraes
Nutricionista
CRN 15 801
Pós- Graduada em Nutrição Esportiva
Pós- Graduada em Fisiologia do Exercício

Matéria publicada no Blog Espaço Esporte para a matéria de jornalismo Web e posteriormente no site: http://www.gestaoelideranca.com.br/nutricao/artigos/5272/a-importancia-da-nutricao-para-o-atleta

1 comentários:

  1. Anônimo says:

    uouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu! voltando a correr essa semana! sempre bom te ver por aqui